Para que os alunos respondam a essa questão corretamente, eles deveriam ter desenvolvido as capacidades de compreensão: ativação de conhecimento de mundo, antecipação ou predição (precisam ter conhecimento do assunto, saber sobre crescimento da plantação da cana-de-açúcar e a produção de álcool que tem um grande incentivo por parte do governo, que essa produção gera também crescimento de mão de obra, pois há necessidade de mais pessoas para o plantio e o corte da cana, mão de obra não especializada que muitas vezes é explorada, proliferando a pobreza e para isso, os alunos devem ter conhecimento das condições de sobrevivência desses trabalhadores: aumento de doenças, do uso de drogas, prostituição, gravidez entre as adolescentes etc. Ao ler os textos, os alunos precisam checar suas hipóteses a fim de confirmar suas antecipações e acrescentar outras informações ou conhecimentos àqueles já adquiridos. Depois da checagem, os alunos passam às generalizações, onde podem fixar as informações que mais os impressionaram, havendo dessa forma aprendizagem.
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário