segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Texto: Álcool, crescimento e pobreza

Para que os alunos respondam a essa questão corretamente, eles deveriam ter desenvolvido as capacidades de compreensão: ativação de conhecimento de mundo, antecipação ou predição (precisam ter conhecimento do assunto, saber sobre crescimento da plantação da cana-de-açúcar e a produção de álcool que tem um grande incentivo por parte do governo, que essa produção gera também crescimento de mão de obra, pois há necessidade de mais pessoas para o plantio e o corte da cana, mão de obra não especializada que muitas vezes é explorada, proliferando a pobreza e para isso, os alunos devem ter conhecimento das condições de sobrevivência desses trabalhadores: aumento de doenças, do uso de drogas, prostituição, gravidez entre as adolescentes etc. Ao ler os textos, os alunos precisam checar suas hipóteses a fim de confirmar suas antecipações e acrescentar outras informações ou conhecimentos àqueles já adquiridos. Depois da checagem, os alunos passam às generalizações, onde podem fixar as informações que mais os impressionaram, havendo dessa forma aprendizagem.

Nenhum comentário: