Na linguagem metafórica do primeiro texto, o leitor precisa ativar as seguintes capacidades: ativação de conhecimento de mundo, antecipação ou predição, produção de inferências locais e inferências globais. Sem essas capacidades fica difícil a interpretação do texto, sendo que para isso ele precisa ativar as capacidades de percepção de relações de intertextualidade e percepção de interdiscursividade.
No segundo texto em que aparece a linguagem científica se torna mais fácil a interpretação, pois as palavras usadas no seu sentido real, denotativo, os dados são concretos. O leitor não precisa ativar as capacidades de conhecimento de mundo, antecipação, inferências. O que precisa é ativar a capacidade de definição de finalidades e metas, percepção de outras linguagens, elaboração de apreciaçoes estéticas ou afetivas e elaboração de apreciações realtivas a valores éticos e/ou políticos.
No contexto escolar, seria muito difícil o aluno entender o primeiro texto, pderia até apreciá-lo, mas o segundo teria mais aceitação.
(Dora e Cidinha)
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