Os gêneros que mais circulam em minha área de conhecimento são: provas escritas objetivas e subjetivas, relatos, enunciados de problemas, fábulas, lendas, narrativas, ofícios, requerimentos, históricos escolares, boletim de alunos, atas, fichas de alunos, textos expositivos, e-mails, textos explicativos etc. Muitos alunos apresentam dificuldades em quase todos os tipos de textos, têm dificuldades em preencher um comunicado de faltas, não porque os professores não trabalham com esses tipos de textos, muitas vezes por falhas no desenvolvimento de competência leitora e escritora, porém no mais das vezes é por comodismo ou preguiça. Analisando os resultados de avaliações internas e externas e ouvindo os relatos dos professores, percebemos que os alunos têm mais dificuldades nos textos que apresentam necessidades de capacidades de compreensão: ativação dos conhecimentos de mundo, antecipação ou predição, partindo depois para outras capacidades. Os alunos não querem passar por esses passos e ao pular etapas acabam tendo dificuldades na leitura, interpretação e produção de textos simples, enunciados de problemas etc. Muitas vezes, a falta de familiaridade com esses tipos de textos no ambiente escolar, em todas as áreas pode explicar as dificuldades que os alunos apresentam nas atividades de leitura , produção de textos e resolução de problemas.
(Aparecida e Dora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário