Ao analisar as duas propostas, concluímos que na proposta A- pretende-se tão somente checar a compreensão do texto, são questões construídas considerando apenas as informações do texto. Na última questão, em que o aluno deve dar sua opinião, acredito que os alunos poderão responder apenas sim ou não. No momento de justificar, se ele não for encaminhado ou direcionado para outras leituras com a finalidade de enriquecer seus conhecimentos, ele não terá elementos de justificativas, pois "ninguém pode escrever sobre aquilo que não conhece".
A proposta B - quase nunca usada na escola porque não estamos preparados para formulá-las ou comodismo no uso de alguns livros didáticos, fornece um leque de oportunidades de leituras e busca de informações. Nela, as atividades são construídas contemplando vários elementos que remetem o aluno à compreensão do texto, como por exemplo: ativação de conhecimentos de mundo, antecipação ou predição, checagem de hipóteses, localização e comparação de informações, generalizações, produção de inferências locais e globais.
Em relação às capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto, isto é, interpretação e interação com o texto, podemos elencar as seguintes: recuperação do contexto de produção; define-se a finalidade e metas a serem atingidas, que no caso é buscar informações e atualizar-se; busca-se o intertexto, pois o aluno necessita-se de outras leitura e informações verbais; percepção de outras linguagens que servem de elementos de construção de sentido para o texto quando temos registrados índices e porcentagens (embora não presentes, nos remetem a gráficos, números etc); elaboração de apreciações estéticas e afetivas (na leitura sentimos o problema abordado) e também elaboração de apreciações relativas a valores éticos e políticos que não poderia deixar de aparecer no texto, já que o tema abordado reflete a situação econômica e social de nosso país.
Um comentário:
Muito bem, meninas, vocês estão se apropriando dos conceitos estudados e ampliando os mesmos. Bjs, Tamar.
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