sábado, 13 de outubro de 2007

Comentário do trecho do texto Letramento e capacidades de leitura para a cidadania, de Roxane Rojo

Como é produtivo envolver capacidades discursivas e lingüísticas no ato da leitura.Tudo torna-se dinâmico,significativo, atrativo e prazeroso.
Valorizar conhecimentos de mundo , levantar hipóteses , checar , comparar , concluir ... faz com que tudo seja construído de forma sólida e agradável. O ir e vir de discursos organiza um conhecimento elaborado e analisado.
Tal conhecimento dará se partir de atividades com objetivos bem definidos , tendo em vista sempre a esfera social de comunicação em que o ato da leitura se dá.
A questão de respeito e valorização da pessoa humana quebra barreiras e abre horizontes para construção e reconstrução de conhecimentos.
Hoje o conceito de leitura não é apenas decodificações de palavras e textos , mas sim interação:leitor / mundo.
A intertextualidade e a interdiscursividade são caminhos para a formação e capacitação do bom leitor.
A leitura assim direcionada em sala de aula, leva o aluno a pensar,refletir , já que são criadas situações em que o mesmo possa ter infinitas oportunidades de réplica , gerando novos discursos /textos.
Desenvolver no aluno o gosto pela leitura ,é mostrar a ele que pode ser agente atuante , sentindo-se inserido no mundo no qual faz parte e entende.
A escola tem o dever de preparar nossos jovens para uma leitura cidadã,para que ele tenha em mente que pode transformar sua vida, a vida de seu país e do mundo.
(Maria Aparecida Ribeiro)

Um comentário:

Cid disse...

Blog muito atualizado e eficiente. Parabéns!As pesquisas e estudos foram muito bem sucedidos. Pergunta fatal: Onde andam os botos?digo golfinhos?