quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Avaliação do Módulo I

1- Durante as atividades desenvolvidas nesta primeira unidade pudemos melhorar nossa formação profissional, aprimorando nossa prática pedagógica, pois as atividades nos proporcionaram oportunidades de desenvolver competências e habilidades voltadas para a leitura e a escrita e também no manuseio do ambiente digital. Os professores estarão melhores preparados para o trabalho na sala de aula e os gestores poderão acompanhar esse trabalho mais de perto e com maior conhecimento de causa.


2- É muito importante o compartilhamento das experiências de leitura e escrita no ambiente virtual, pois podemos transmitir aquilo que sabemos e compreendemos e adquirir novos conhecimentos através daquilo que nossos colegas e autores escrevem.


3- No inicio não foi uma experiência fácil, mas com o tempo, estou me adaptando e aperfeiçoando. Tenho feito, na medida do possível, todas as atividades propostas, mas falta tempo para melhor interação com os colegas no ambiente virtual.


4- Houve mudanças de conceitos em meus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita. Hoje tenho mais condições de mostrar ao aluno os gêneros discursivos com os quais nos deparamos no nosso dia a dia. Também houve aperfeiçoamento das capacidades de leitura que já conhecia, mas novos conhecimentos foram adquiridos através do que foi estabelecido no texto de Rojane Rojo.


5- Os conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso interferem nas atividades de leitura e escrita, pois quando bem explorados e trabalhados aminiza o paradoxo vivido pela escola que é cobrar dos alunos aquilo que não se ensina. Quando ele conhece as esferas onde os textos circulam se tornará mais consciente do papel dos vários gêneros, podendo entendê-los melhor e usá-los no seu dia- a- dia.


6- Na escola, percebe-se que muitos conhecimentos podem ser usados para que o aluno desenvolva capacidades de compreensão e produção de textos, tais como: uso da SAI, videos, DVDs, livro didático e paradidático etc.

Nenhum comentário: