domingo, 23 de setembro de 2007

Romance Policial:Um longo rastro de sangue no meio literário
Mesmo com um começo modesto,em revistas feitas do mais vagabundo papel, o romance policial cresceu e se firmou como um dos mais populares gêneros literários do século XX e,ao que tudo indica ,vai atravessar o próximo da mesma forma que passou pelo primeiro,enfrentando de bandidos sádicos e inescrupulosos a críticos e intelectuais que insistem e em tratá-lo como subproduto cultural .

Considerado pela elite intelectual ,desde seu surgimento,como lixo cultural,literatura barata,desprovida de elementos que levassem à reflexão do indivíduo,criada apenas para o consumo rápido e distração de pessoas ''incultas'', esse tipo de ficção,ainda hoje , perambula pelos guetos da história lugar.

Há quem defenda Conan Doyle como primeiro escritor policial da história.O criador de Sherlock Holmes,ao menos,definiu algumas diretrizes para o gênero.

Já o tipo de detetive que o consolidou possui características que estão mais para defeitos que qualidades, e são esses defeitos que os tornam atraentes ao público.
Mais do que simples peculiaridade, a violência nos romances policiais estava ligada ao clima da época de seu surgimento,um pós -guerra, onde o crime organizado crescia a olhos vistos nas grandes cidades americanas.Também foi a violência ,uma das responsáveis pela marginalização do gênero aos olhos da elite cultural daquele momento , e pelo seu sucesso entre as classes baixas do momento .
Nesse tipo de ficção a fragilidade feminina é explorada ao máximo.
Os escritores se preocupam com a forma como descrever lugares e situações .Nada pode escapar ao leitor e,ao mesmo tempo ,não é permitido devaneios ou pensamentos intermináveis.Tão importante quanto a trama ,o ritmo da mesma define uma boa obra policial.Para completar, a criatividade e peculiaridade de cada escritor confere a originalidade de seus personagens ,como maneira de falar cacoetes,vícios e fraquezas .O uso da linguagem coloquial , com boa dose de gírias, é outra marca do gênero.
Sua estrutura: crime-investigação e revelação do malfeitor. (CIDINHA)

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