domingo, 18 de novembro de 2007

AVALIAÇÃO FINAL

Análise de uma proposta de atividade de leitura e escrita


Livro: Alegria de Saber
Autoras: Anina Fittipaldi-Maria de Lourdes Russo - Lucina Maria Marinho Passos
Primeira série do Ensino Fundamental
Editora: scipione
Unidade 9: Eu conto um conto.
Que encanto!!!


ATIVIDADES

  • Levantamento de tipos de histórias
  • Observação de uma gravura com personagens dos contos de fadas e história em quadrinhos.
  • Escolha de uma das histórias para narração oral (em grupos)

Vamos ler

História lembra livro...
Pense na palavra livro. Como você explicaria o que é um livro?
Veja a explicação do dicionário:

A – Livro s.m. 1. Reunião de folhas impressas, encadernadas. 2.Obra em prosa ou verso sobre qualquer assunto. 3. Divisão de uma obra (os livros da Bíblia). 4.Escrito suficientemente extenso para formar um volume. 5.Registro (de endereços, assinaturas, operações comerciais, etc.).
MinidicionárioLuft. São Paulo:Ática,2002.

Agora, veja como este texto se refere ao livro de um jeito poético.
Você já pensou que o livro pode ser uma caixa? De quê?


B – Caixa mágica de surpresa

Um livro
é uma beleza
é uma caixa mágica
só de surpresa. (...)

Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe.

Um livro
é parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.
(...)

Um livro
é uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.
É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata no mar,
um foguete perdido no ar,
é amigo e companheiro.

Elias José. Caixa mágica de surpresa.
São Paulo: Paulus, 1984.


Discutindo as idéias dos textos

1.Os textos falam de livros, mas são diferentes.Qual deles trabalha com a emoção?Por quê?

2.Volte ao texto B e pinte os trechos que mostram o livro como:
a) Um espaço de muitas brincadeiras.
b)Um espaço de mistério e aventuras.


3.E você, em que pensa quando ouve a palavra livro?
Solte a sua imaginação e anote tudo.

4.Você leu dois textos que falam de livros: o primeiro, um verbete de dicionário; o segundo,uma definição feita de forma poética.
Veja como algumas crianças definiram o livro:
“Livro é muito legal!”
“É o lugar onde se aprende.”

5.Que tal, com um colega, escrever uma definição de livro?
Você pode aproveitar as idéias que escreveu e leu até aqui.

6.Leia a definição para a classe.
Ela mostra a realidade ou a fantasia?Lembra um verbete de dicionário ou um poema? Você usou a palavra é para introduzir a definição?




Análise das atividades

A antecipação ou predição em relação ao título da unidade não foi feita. Cabe ao professor fazê-la.
Ao fazer uma pequena introdução do texto, pode-se notar uma ativação de conhecimento e reflexão sobre o conceito de livro e familiarização com historinhas.
A questão 2 atende a capacidade de localização e / ou cópia de informações.
Na questão 1 é contemplada a comparação de informações.
Já na questão 5 foi feita uma generalização(conclusão).
Se formos analisar, ao ler o poema formamos o conceito de livro que é solicitado nas questões 3 e 5, atendendo então a capacidade de produção de inferências locais.
O texto apresenta o autor, no caso de primeira série, o professor deverá proporcionar uma atividade de pesquisa da biografia do mesmo e assim atenderá a capacidade de recuperação de contexto de produção, situando a criança quanto aos seus objetivos.
Nota-se que a questão 4 define finalidade para a leitura :ler para resolver a questão 5. Aliás, toda a unidade incentiva a leitura para aquisição de conhecimentos, recreação...
Quando o aluno realiza a pesquisa o professor está proporcionando a intertextualidade.
Durante toda a unidade são apresentados diversos tipos de textos e estes tratando dos temas livro/histórias: poema, verbete... (interdiscursividade).
Percebemos outras linguagens para completar o sentido dos textos e não somente linguagem verbal escrita.
Mais adiante das atividades citadas, podemos encontrar na mesma unidade, um esquema.
Na questão 4 quando uma criança expressa sua opinião em relação ao livro, (gravura) é claro que imediatamente cada aluno formule a sua opinião estética e ou afetiva.
Ao término da leitura do poema, o professor deverá incentivar os alunos a elaborarem suas apreciações estéticas, assim como na questão 3.
Também na questão 4 há elaboração de apreciações relativas à valores éticos e/ou políticos, pois deixa claro que o livro é um instrumento (canal) de aquisição de conhecimento “È o lugar onde se aprende”.

(Maria Aparecida Ribeiro)

Um comentário:

Tamara disse...

Olá, Cidinha, seu trabalho está excelente! Apresentou relações de intertextualidade, contemplou as diferentes linguagens e muitas outras capacidades. Parabéns! Abs, Cid e Tamar.